Hoje é nossa última noite aqui. Ou melhor, é nossa última noite em Petrolina durante a primeira parte da viagem. Voltaremos pra cá pra devolver o carro. Aliás, esquecemos de avisar nos posts passados e várias (vááááááárias) pessoas vieram nos perguntar: sim, estamos motorizadas desde as 4h da quinta-feira. Nosso parceiro de um mês é o Chiquinho, um simpático Celta prata sem direção hidráulica e com o acelerador mais pesado da paróquia.

Hoje de manhã fomos à cata de contatos na CODEVASF e no Distrito – órgãos com os quais precisávamos falar antes de deixar Petrolina. A CODEVASF é o braço do Ministério da Integração aqui no São Francisco e a única superintendência deles em Pernambuco fica em Petrolina. O Distrito é quem administra o Projeto Nilo Coelho, aquele de irrigação que tem absorvido nossos dias. Conseguimos ir aos dois lugares. Ainda passamos no Rotary e compramos sabão e água. (Hoje foi o primeiro dia em que fizemos três refeições de verdade, café da manhã, almoço e janta.)

Por causa da CODEVASF e do Distrito tivemos que atrasar nossa saída de Petrolina. (O 7 de setembro atrapalhou nossa vida de uma forma nada patriótica.) A princípio, sairíamos daqui no domingo, iríamos para Cabrobó na segunda para participar do encontro do mutirão em defesa do São Francisco (uma reunião de movimentos sociais contrários à transposição) e na quarta estaríamos em Lagoa Grande. Mudamos os planos (de novo; nada como trabalhar pra nosso próprio blog!) e tivemos que cortar nossa ida a Cabrobó em detrimento de mais um dia de estada em Petrolina.

Portanto, chegaremos a Lagoa Grande um dia antes do previsto. No caminho passaremos na Embrapa – entraremos no maravilhoso mundo da melancia azul, algodão colorido, uva sem semente,  e abóbora verde e amarela. Também temos outra pauta confirmada pra cumprir nos próximos três dias – sobre enoturismo e produção de vinhos. Nossa visita à Vitivinícola Lagoa Grande, produtora dos vinhos Garziera e Carrancas está marcada para quarta de manhã. O povo lá é italiano, talvez as pessoas parem de tentar falar em inglês com a gente achando que somos estrangeiras.

 

LIÇÕES DO DIA

O mundo é feito de contatos.

CDs e pendrives devem sempre ser mantidos à mão.

Ovomaltine genérico, nunca mais: caro e pequeno. Carinhosamente apelidado por nós de microshake.

Anúncios